sábado, 6 de agosto de 2016

RESENHA CRÍTICA: ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM



Tanto o livro quanto o longa-metragem de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” são indicados para os eternos fãs de Harry Potter que, mesmo após o fim da saga e assim como Rowling, odeiam a idéia de dizer adeus à série. Ainda que Harry não apareça nem no livro e nem no filme, Eddie Redmayne promete aventura garantida ao encarnar o genial magizoologista Newt Scamander. Somos gratos a trilogia de Animais Fantásticos que permite um retorno ao mundo mágico criado por Rowling e esperamos que seja a primeira adaptação cinematográfica de tantas outras obras da autora – quem sabe o próximo não será “Os Contos de Beedle, o Bardo”? Pegue seu exemplar e se prepare para acompanhar Newt nessa caçada mágica dos Animais Fantásticos.

Gilvan de Barros Pinangé Neto
Goiânia, 6 de agosto de 2016

Livros oficiais da biblioteca de Hogwarts, J.K. Rowling
Fonte: theworld.com

 ROWLING, J.K. e SCAMANDER, N. Animais fantásticos e onde habitam. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
TÍTULO ORIGINAL: Fantastic Beasts and Where to Find Them
TEMAS: magizoologia
GÊNERO: guia de viagem (livro)
AUTOR: Joanne Rowling nasceu em julho de 1965 na Inglaterra. Obteve diploma de Francês e Línguas Clássicas na Exeter University, mudando-se para Londres após a graduação. Quando sua viagem de trem entre Manchester e King´s Cross (Londres) atrasou, surgiu a grande idéia de escrever a série Harry Potter. Demorariam cinco anos para que Rowling delineasse os enredos e começasse a escrever o primeiro livro.
“Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi concluído em 1997, Edimburgo (Reino Unido), e publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children´s Books em junho do mesmo ano. “Harry Potter e a Câmara Secreta” foi publicado em julho de 1998 (alcançou o topo das paradas dos livros mais vendidos no mês de sua publicação). “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi publicado em julho de 1999 (atingiu aclamação mundial e foi o livro mais vendido no Reino Unido). “Harry Potter e o Cálice de Fogo” foi publicado em julho de 2000 (obteve tiragem recorde de um milhão de cópias para o Reino Unido e também quebrou o recorde de livro mais vendido no primeiro dia de publicação no país). “Harry Potter e a Ordem da Fênix” foi publicado simultaneamente na Grã-Bretanha, EUA, Canadá e Austrália em junho de 2003 (quebrou os recordes de vendas dos livros anteriores). “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” foi publicado no Reino Unido, EUA e outros países de língua inglesa em julho de 2005 (também quebrou recordes de vendas). “Harry Potter e as Relíquias da Morte” foi publicado no Reino Unido, EUA e outros países de língua inglesa em 2007. “Animais fantásticos e onde habitam” e “Quadribol através dos séculos” foram publicados em março de 2001 (em prol da instituição beneficente Comic Relief). “Os Contos de Beedle, o Bardo” foi publicado em dezembro de 2008 (em prol da instituição beneficente Children´s High Level Group – atual Lumos).
Rowling foi nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços prestados à literatura infantil, recebeu prêmios e honrarias como o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, o Prêmio de Literatura Hans Christian Andersen, além de ter feito discursos de formatura na Universidade de Harvard (EUA). Através de seu fundo beneficente Volant apoia grande número de causas beneficentes, além de ser fundadora da instituição beneficente infantil Lumos.
Morte Súbita”, seu primeiro romance para adultos, foi publicado em 2012 (atualmente disponível em 44 línguas). “O Chamado do Cuco”, primeiro romance policial, foi publicado em 2013 sob o pseudônimo de Robert Galbraith (será traduzido em 37 línguas). Atualmente Rowling está escrevendo um roteiro para cinema baseado no livro “Animais fantásticos e onde habitam”, marcando sua estréia como roteirista e iniciando uma série de filmes em parceria com a Warner Bros.

Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br
 
SINOPSE

Ambientado no mundo mágico de Harry Potter, década de 1920, “Animais fantásticos e onde habitam” é o best-seller de Newt Scamander (personagem-autor e pseudônimo de Rowling), em sua 52ª edição. Com prefácio escrito por Alvo Dumbledore, Animais Fantásticos foi não apenas adotado como livro didático pela Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, como também utilizado por Harry, Rony e Hermione em suas aventuras. Conforme Alvo Dumbledore:

[...] Nenhuma casa de bruxa está completa se não possuir um exemplar de Animais fantásticos, muito manuseados por gerações que folhearam suas páginas à procura da melhor maneira de livrar os gramados dos horklumps (toletes), de interpretar os gritos aflitivos do augurey (agoureiro), de curar o mau hábito do seu puffskein (pufoso) de estimação de beber água no vaso sanitário (ROWLING e SCAMANDER, 2001).

Newton Ártemis Fido Scamander nasceu em 1897. Sua mãe era criadora de hipogrifos de luxo (o que incentivou o jovem Newton). Diplomou-se na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (Lufa-lufa) e depois ingressou no Departamento para Regulamentação e Controle de Criaturas Mágicas do Ministério da Magia.
Na Divisão de Animais, sendo responsável pela criação do Registro de lobisomens (1947), orgulha-se realmente da Proibição de Criação Experimental (1965) de sua autoria. Seu best-seller mundial “Animais fantásticos e onde habitam” (atualmente na 52ª edição) é fruto de diversas viagens de pesquisa ao exterior, a trabalho para o Departamento de Pesquisa e Limitação de Dragões. Newt Scamander recebeu a Ordem de Merlim, Segunda Classe (1979) em reconhecimento aos seus estudos dos animais mágicos (Magizoologia).

Animais fantásticos e onde habitam é fruto de muitos anos de viagens e pesquisas. Lanço um olhar ao meu passado e vejo um bruxinho de sete anos de idade que passava horas no quarto, desmembrando toletes, e sinto inveja das viagens que ele faria: da selva mais escura ao deserto mais ensolarado, do pico de montanhas a alagados, aquele garoto sujo de sangue de tolete iria procurar, quando crescesse, os animais descritos nas páginas seguintes. Visitei grutas, tocas e ninhos em cinco continentes, observei os hábitos curiosos de animais mágicos em centenas de países, testemunhei seus poderes, ganhei sua confiança e, em certa ocasião, espantei-os com minha chaleira de viagem (ROWLING e SCAMANDER, 2001).

 
Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br

Durante a introdução de Animais Fantásticos, Scamander revela paixão pelo seu trabalho como Magizoologista do Ministério da Magia e de onde surgiu a idéia para escrever o livro. Em “O que é um animal?”, retorna às origens do Ministério da Magia e explica a dificuldade à época de se classificar um “ser” mágico, isto é, saber se tal criatura possui ou não direitos legais e voz no governo do mundo mágico:

Somente em 1811 foram encontradas definições que a maior parte da comunidade mágica achou aceitáveis. Grogan Stump, o Ministro da Magia recém-nomeado, decretou que um ‘ser’ era ‘qualquer criatura que possuísse inteligência suficiente para compreender as leis da comunidade mágica e para compartir a responsabilidade na preparação de tais leis’ (ROWLING e SCAMANDER, 2001).

Em “Uma breve percepção que os trouxas têm dos animais fantásticos que vivem ocultos”, Scamander explica que nem sempre os trouxas foram ignorantes a respeito da existência das criaturas mágicas – basta contemplar a arte e a literatura da Idade Média, cheia de dragões, grifos, unicórnios, fênix e centauros (ainda que mal representados, conforme Scamander). Segundo a Cláusula 73 do Estatuto Internacional de Sigilo em Magia:

Todo governo bruxo se responsabilizará pelo ocultamento, cuidado e controle de todos os animais, seres e espíritos mágicos que vivam dentro das fronteiras do seu território. Se tais criaturas causarem mal ou chamarem atenção da comunidade trouxa, o governo bruxo da nação afetada será disciplinado pela Confederação Internacional dos Bruxos (ROWLING e SCAMANDER, 2001).

 
Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br

 Em “Animais fantásticos ocultos” Scamander explica a importância em criar habitats seguros para esses animais, protegidos por Feitiços Antitrouxas. “É possível que o passo mais importante para ocultar as criaturas mágicas seja a criação de habitats seguros. Os Feitiços Antitrouxas impedem que invasores penetrem nas florestas, onde centauros e unicórnios vivem, e nos lagos e rios designados para uso dos sereianos” (ROWLING e SCAMANDER, 2001). Ainda na mesma sessão, Scamander demonstra o que o bruxo deve fazer quando os Feitiços Antitrouxas falharem:

Quando o pior acontece e um trouxa vê o que ele ou ela não deveria ver, o Feitiço da Memória talvez seja o melhor instrumento para reparar o dano. O Feitiço da Memória pode ser realizado pelo dono do animal em questão, mas em caso de trouxas terem sido seriamente afetados, o Ministério da Magia pode enviar uma equipe de obliviadores treinados (ROWLING e SCAMANDER, 2001).

Em “A importância da Magizoologia”, Scamander compartilha suas impressões pessoais sobre os verdadeiros motivos de tentar proteger e ocultar os animais mágicos:

[...] por que continuamos, coletiva e individualmente, tentando proteger e ocultar os animais mágicos, mesmo os que são selvagens e indomáveis? A resposta é transparente: para assegurar às gerações futuras de bruxas e bruxos o prazer de apreciar seus poderes e sua estranha beleza, como todos temos tido o privilégio de fazer até hoje (ROWLING e SCAMANDER, 2001).

 
Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br

Em “Classificações do Ministério da Magia”, Scamander revela que cada animal mágico recebe uma classificação que vai de inofensivos (periculosidade nível X) até aqueles que matam bruxos, isto é, são impossíveis de serem treinados ou domesticados (periculosidade nível 5X). Ao longo do livro essa classificação aparece junto da descrição de cada animal e também notamos que Harry, Rony e Hermione já enfrentaram criaturas com nível máximo de periculosidade.
Mais da metade do livro é dedicado a “Um glossário dos animais fantásticos”, contendo seus respectivos nomes (em inglês e português), classificações (periculosidade) e descrições.

BASILISK (BASILISCO), também chamado King of Serpents (Rei das Cobras)
Classificação M. M.: XXXXX
O basilisco é uma cobra verde-vivo que pode alcançar quinze metros de comprimento. O macho tem uma pluma vermelha na cabeça. Suas presas são excepcionalmente venenosas, mas seu órgão de ataque mais poderoso são os grandes olhos amarelos. A pessoa que os encara sofre morte instantânea (ROWLING e SCAMANDER, 2001, grifo dos autores).


Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br
  
CROSS-OVER

É possível fazer uma correlação de alguns dos animais do glossário de Scamander que também apareceram na saga de Harry Potter (alerta de spoilers!), tendo sido confrontados pessoalmente por Harry, Rony e Hermione.
Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, Harry e Rony acidentalmente enfrentam um Trasgo da montanha (periculosidade nível 5X, mas com raciocínio lento, segundo Scamander) no banheiro feminino de Hogwarts para salvar Hermione.
Ainda no mesmo livro, na floresta proibida, Harry se depara com uma criatura encapuzada (depois descobrimos ser Voldemort) se alimentando com sangue de unicórnio (periculosidade nível 4X, animal cujo chifre, sangue e pêlo possuem propriedades mágicas, de acordo com Scamander). Harry é salvo por um centauro (periculosidade nível 4X, inteligentes e dotados de fala humana, também gozam da reputação de serem exímios curandeiros, adivinhadores, arqueiros e astrônomos, segundo Scamander).

 
Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br

Em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, liberta os Diabretes da Cornualha (periculosidade nível 3X, os quais são capazes de voar e adoram travessuras, conforme Scamander) em sua primeira aula. A esperta Hermione salva a turma utilizando o feitiço Immobilius, o qual paralisa os diabretes.
No mesmo livro Harry e Rony se deparam na floresta negra com Aragogue, a Acromântula de estimação de Hagrid (periculosidade nível 5X, aranha monstruosa dotada de fala humana, segundo Scamander), a qual revela aos garotos da real existência do Basilisco em Hogwarts (periculosidade nível 5X, serpente venenosa gigante cujos olhos podem causar morte instantânea ou petrificação quando encarados indiretamente, de acordo com Scamander; temida até pelas aranhas, segundo Aragogue). Para fugir das aranhas, Harry e Rony usam o feitiço Arania Exumai (repele aranhas).
Ao enfrentar o Basilisco invocado por Tom Riddle (herdeiro da Sonserina) na Câmara Secreta, Harry recebe ajuda de Fawkes, a Fênix de estimação de Dumbledore (recebe classificação nível 4X, mas não porque deva ser temida e sim respeitada, assim como os centauros,unicórnios e sereianos; é capaz de ressurgir das cinzas quando está perto da morte, seu canto é mágico e suas lágrimas possuem propriedades curativas, conforme Scamander). Fawkes luta com o Basilisco que estava perseguindo Harry, cegando a serpente gigante com suas garras. Também foi Fawkes quem trouxe o chapéu seletor, do qual Harry retira a espada de Godric Grifinória e finalmente mata o Basilisco.

 
Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br

Em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” nos deparamos com Bicuço, Hipogrifo de estimação de Hagrid (periculosidade nível 3X, possui cabeça de águia e corpo de cavalo, podendo ser domesticado por bruxos peritos, segundo Scamander). Bicuço auxilia na fuga de Sirius Black de Hogwarts.
Em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, uma das tarefas propostas no Torneio Tribruxo a Harry e os demais competidores é enfrentar dragões (periculosidade nível 5X, animal mágico mais famoso do mundo e também o mais difícil de ser escondido; seu couro, sangue, chifre e fígado possuem propriedades mágicas e seus ovos são considerados Artigos Não Comerciáveis Classe A, conforme Scamander). Cabe a Harry enfrentar sozinho o dragão mais perigoso do torneio, o rabo-córneo húngaro (dotado de escamas pretas e olhos amarelos, suas labaredas alcançam até quinze metros, de acordo com Scamander).
Ainda no livro anterior, Harry encontra os sereianos (periculosidade nível 4X, são as sereias da literatura trouxa e assim como os centauros, escolheram o título de “animais” a “seres” mágicos, de acordo com Scamander) na segunda tarefa do Torneio, a qual é salvar um ente querido preso debaixo do lago de Hogwarts.

 
Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br

FILME E CRÍTICA

Com direção de David Yates e roteiro de J.K. Rowling, o primeiro filme da trilogia “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them) tem estréia prevista para 17 de novembro de 2016 nos cinemas mundiais (sequências com estréias previstas para 2018 e 2020). O filme é uma adaptação do livro homônimo de Rowling e a trama se passa na década de 1920 no Reino Unido e EUA, em um mundo paralelo ao de Harry Potter. No elenco contamos com Eddie Redmayne (“Os Miseráveis”, 2012 e “A Teoria de Tudo”, 2014) encarnando Newt Scamander (protagonista-autor e pseudônimo de Rowling).
Nas palavras de David Yates ‘É a história de um peixe fora d'água, de um homem inglês em Nova York. E você tem essa incrível justaposição entre duas culturas, porque existem regras bem diferentes e políticas no mundo mágico americano’ (OMELETE, 2016). Em uma entrevista recente Rowling falou um pouco sobre o protagonista ‘Meus heróis são sempre pessoas que se sentem separadas, estigmatizadas [...] Isso está no coração de muito do que eu escrevo, e certamente está no coração deste filme’ (POTTERMORE, 2016, tradução livre). Rowling complementa explicando que como um bruxo inglês em Nova York, Newt é um estrangeiro que caminha em uma sociedade que ele não compreende muito bem. 



Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br


Em um novo projeto de Rowling ‘A História da Magia na América do Norte’ relembramos o trágico episódio do Julgamento das Bruxas de Salem e percebemos porque a comunidade mágica é tão cautelosa quanto aos trouxas no continente. Décadas antes de Hagrid quase ser expulso por manter Aragogue em Hogwarts e sendo veemente defendido por Dumbledore – “Harry Potter e a Câmara Secreta”, um trailer de Animais Fantásticos revela que o mesmo aconteceu com Scamander: ameaçar vida humana com um animal.
Semelhantemente ao livro, Newt é um funcionário do ministério da magia (Departamento para Regulamentação e Controle de Criaturas Mágicas). A trama se inicia com o embarque de Scamander em uma estação do Reino Unido rumo aos EUA (algum motivo o impede de aparatar). No trailer notamos ainda sua maleta mágica na qual guarda os animais que possui e que com um pequeno ajuste também serve para despistar os trouxas – na “mala comum” de Newt notamos um cachecol listrado de preto e amarelo, indicando que ele ainda mantém vivo o sonho da Lufa-lufa.

 
Cena do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Fonte: omelete.uol.com.br

Com todo o charme dos anos 1920 no cenário e nos figurinos, a trama se desenvolve em torno da caça de Scamander aos seus animais que acidentalmente escaparam de sua maleta mágica nos EUA e a sua perseguição pelo MACUSA (Ministério da Magia dos EUA) por violar as leis de ocultamento de animais mágicos. Falando sobre seu personagem, Eddie Redmayne menciona o figurino que dá vida e aparência heróica à Newt: ‘Com o aperto no topo da capa, Newt é o tipo de cara compacto, especialmente quando você pensa em todos os frascos e mágicas que ele faz caber naquela capa [...]’ (POTTERMORE, 2016, tradução livre). Eddie menciona que quando ouviu sobre o filme produzido em um período totalmente diferente ao de Harry Potter, sua questão foi se em algum momento ambos os mundos poderiam colidir. Diz ainda estar excitado após ler o script e perceber a delicadeza com a qual Rowling tece os nomes e as personagens de uma geração diferente à qual nós conhecemos e amamos. Eddie ainda complementa:

‘Mas Newt é muito melhor em se comunicar com feras e gastar tempo com suas criaturas, possivelmente mais do que em interação humana. Na jornada deste filme, ele começa a encontrar conexões com pessoas, mas ele não é exatamente carismático. O que eu amo sobre Newt Scamander é que ele é ele mesmo. Ele é um homem passional e que fará qualquer coisa por aquelas feras’ (POTTERMORE, 2016, tradução livre).






REFERÊNCIAS

JKROWLING. Biografia. Disponível em: <http://www.jkrowling.com/pt_BR/#/sobre-jk-rowling>. Acesso em: 3 de agosto de 2016.

OMELETE. Animais fantásticos e onde habitam. Disponível em: <https://omelete.uol.com.br/filmes/animais-fantasticos-e-onde-habitam/>. Acesso em: 3 de agosto de 2016.

POTTERMORE. Introducing Newt Scamander fantastic beasts. Disponível em: <https://www.pottermore.com/news/introducing-newt-scamander-fantastic-beasts>. Acesso em: 3 de agosto de 2016.

______. Exclusive Eddie Redmayne interview on Newt Scamanders coat. Disponível em: <https://www.pottermore.com/news/exclusive-eddie-redmayne-interview-on-newt-scamanders-coat>. Acesso em: 3 de agosto de 2016.

______. Fantastic beasts: Eddie Redmayne interview mtv movie awards. Disponível em: <https://www.pottermore.com/news/fantastic-beasts-eddie-redmayne-interview-mtv-movie-awards>. Acesso em: 3 de agosto de 2016.

______. 16 things learned from new fantastic beasts trailer. Disponível em: <https://www.pottermore.com/news/16-things-learned-from-new-fantastic-beasts-trailer>. Acesso em: 3 de agosto de 2016.

ROWLING, J.K. e SCAMANDER, N. Animais fantásticos e onde habitam. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

ROWLING, J.K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

______, J.K. Harry Potter e a Câmara Secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

______, J.K. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

______, J.K. Harry Potter e o Cálice de Fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.